Como a instituição foi fundada
A ideia de se organizar uma entidade beneficente que tivesse como principal finalidade a de implantar um Hospital na cidade de Itajobi surgiu no ano de 1945, e teve como pioneiros os senhores Antônio Patrício, José Garcia Louzada e Vergilio Costa.
Reuniu-se naquele ano um grupo de representantes da comunidade que deu início à criação de uma associação à qual foi dado o nome de “Irmandade de Misericórdia do Hospital São José.”
Após o registro legal de seus estatutos e constituída, por eleição, a primeira diretoria composta por: Presidente – Antônio Patrício; Vice-Presidente – Virgilio Costa; 1º Secretário – Gabriel Floriano de Oliveira; 2º Secretário – José A. Boso; 1º Tesoureiro – José Garcia Louzada; 2º Tesoureiro – Jamil Farhat; Procurador – Raul Galvani.
Foi iniciada então a campanha para obtenção de fundos destinado a construção do prédio. O sucesso da campanha ultrapassou as expectativas dos mais otimistas, angariando doações muito acima do esperado. Em 1946 e 1947 foram realizadas duas grandes quermesses também para angariar fundos para as obras.
A construção do edifício teve início em 14 de março de 1947 em um terreno na Rua Rio Branco, altura da Praça Padre Victor, doado pelo Sr. Manoel de Jesus, onde se encontra instalado até os dias atuais. A obra foi concluída em 1950, mas ficou sem atendimento até o ano de 1955, quando chegaram os médicos Dr. Paulo Prata e sua esposa Dra. Scylla Duarte Prata que instalaram seus consultórios no Hospital São José para darem atendimento à população. Por não conseguirem viabilizar o projeto que os trouxe para Itajobi, foram embora para a cidade de Barretos onde fundaram o Hospital do Câncer de Barretos.
No dia 02 de fevereiro de 1956 chegaram a Itajobi, vindos do Rio de Janeiro, os médicos Dr. Manoel dos Santos Quelhas, ginecologista e obstetra, e seu amigo Dr. Dalilo Biscegli, cirurgião geral, que assumiram a organização, aparelhagem técnica e cirúrgica e o atendimento aos pacientes de Itajobi e municípios vizinhos até os dias atuais.